Você sabe o quão é importante cuidar da saúde dental, mas seus filhos não gostam de escovar os dentes? Não se desespere! Compilamos 7 dicas para você incentivar as crianças a cuidar da saúde da boca.

1. Comece a incentivar hábitos de higiene desde bebês

Mesmo antes dos primeiros dentinhos nascerem é importante já levar seu filho ao dentista. O bebê já se alimenta de leite, seja materno ou fórmula, então são necessários cuidados especiais com a sua boca.

Com o tempo, a escovação e as visitas ao dentista se tornam hábitos e passam a fazer parte da rotina. Assim, no futuro será mais fácil para as crianças manter os cuidados com os dentinhos.

2. Reserve alguns momentos do dia para cuidar do dente

Manter uma rotina com as crianças é fundamental. É preciso que eles saibam que existe hora para comer, para estudar, brincar e também escovar os dentes. Reserve alguns momentos do dia especialmente para cuidar da saúde bucal com carinho e sem pressa.

Mas fique atento: quando se trata de higiene vale muito mais a qualidade que a quantidade. Não adianta escovar os dentes depois de toda e qualquer refeição se não for feito corretamente.

3. Seja um exemplo para seu filho

É fato que o aprendizado das crianças ocorre por meio da imitação e repetição. Por isso é necessário que a família siga hábitos de higiene no seu dia a dia. Se os pais escovam os dentes corretamente e utilizam o fio dental, as crianças acabam aprendendo e vão se interessar em manter hábitos de higiene também.

Coloque-se no lugar dos pequenos. Se o pai ou a mãe não dá a devida importância à limpeza da boca, por que a criança deveria se importar?

4. Torne a escovação uma brincadeira divertida

Tudo se torna mais prazeroso quando faz parte de uma brincadeira. Você pode criar um jogo premiando com beijos e abraços quem escovou os dentes direitinho. Ou finja que escovar os dentes é uma missão super secreta para salvar o mundo. Independente da brincadeira que você inventar, o mais importante é que seu filho relacione a higiene dos dentes com muita diversão e alegria.

5. Compre escovas e pastas de dente que sejam atraentes para as crianças

Os pais sabem que o interesse das crianças por algo se torna muito maior quando há algum personagem envolvido. Pode ser a Barbie, o Capitão América ou a Luna, seu filho vai gostar muito mais da hora de escovar os dentes se seu personagem favorito estampar a escova ou a pasta de dentes.

Outra opção é comprar uma escova elétrica. O barulho do motorzinho, combinado com as cerdas que giram sozinhas, se tornam um brinquedo fascinante na percepção dos pequenos. Também é mais fácil de usar para as crianças menores que ainda estão desenvolvendo a coordenação motora.

6. Utilize os desenhos animados a seu favor

Desenho animado também é cultura! Nunca subestime o poder educativo de uma animação infantil! Muitos possuem episódios dedicados a ensinar sobre a importância de se escovar os dentes e visitar o dentista regularmente.

Assim como no caso das escovas, a criança vai se sentir muito mais animada se assistir aos seus personagens favoritos cuidando da saúde da boca. Desenhos como Peppa Pig, Caillou, O Show da Luna e Padrinhos Mágicos têm episódios especiais sobre a higiene bucal. Aproveite e assista junto com seu filho!

7. Não relacione o dentista a palavras negativas

Talvez você não goste de ir ao dentista, mas é melhor não contar isso para seus filhos se você quiser que eles cooperem durante as visitas ao odontopediatra. Mesmo que não seja sua intenção influenciá-los, associar as visitas com dor, medo, agulha ou qualquer outra palavra negativa não contribuirão para que as crianças queiram ir ao consultório.

Ao contrário, tente falar do dentista com animação, destacando os benefícios da visita, e será muito mais fácil convencê-los.

Essas pequenas práticas do dia a dia podem incentivar os pequenos a cuidarem dos seus dentinhos com prazer e alegria. Na Clínica da Dra. Gabriela Esteves, contamos com profissionais especializados em odontopediatria que saberão tornar a visita ao dentista mais agradável. Conheça nossa clínica e já comece a cuidar da saúde dental dos seus filhos!